O livro se chama “A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras” e ele pretende discutir as novas formas de se fazer política pelas mulheres negras brasileiras diante do racismo estrutural de nossa sociedade. Anielle Franco, a irmã de Marielle, reuniu uma série de outras lideranças negras para pensar o assunto.
Anielle, no entanto, fez questão de lembrar o legado de sua irmã Marielle Franco, vereadora carioca executada em caso ainda não totalmente resolvido. Mais do que dar destaque a Marielle, o livro vai trazer a justificativa de um projeto de lei de Marielle sobre o programa “Centro de Parto Normal e Casa de Parto”.
O livro também tem a frase dita pela vereadora no último debate que participou antes de ser assassinada:
“Antes da gente entrar, foram dez anos antes com a Jurema e dez anos antes da Jurema à Benedita. A gente não pode esperar mais dez anos ou achar que eu estarei ali por dez anos.”
A obra, que também é organizada por Ana Carolina Lourenço, traz ainda textos de Lélia Gonzalez, Érica Malunguinho, Áurea Carolina e já está nas principais livrarias. O projeto é uma parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo, Mulheres Negras Decidem e Instituto Marielle Franco.
Veja a matéria completa aqui!
O livro está disponibilizado GRATUITAMENTE. Para baixar, clique aqui!