URGENTE: Descoberta em Minas Gerais caverna perdida há mais de um século

Classificada pelo cientista dinamarquês Peter Lund, em 1835, “A Lapa de Quatro Bocas” passou por várias mudanças de nome e fez a estrutura desaparecer dos registros

Imagina você perder uma caverna? Você sabe que ela está em algum lugar, afinal ela já foi registrada, mas de repente, você não sabe mais onde ela está ou como encontrá-la. Foi o que aconteceu com essa caverna em Minas Gerais. Fazia 100 anos que pesquisadores procuravam uma caverna que havia desaparecido dos registros após várias mudanças de nome no decorrer da história.

Classificada pelo cientista dinamarquês Peter Lund, em 1835, “A Lapa de Quatro Bocas” passou por várias mudanças de nome e fez a estrutura desaparecer dos registros. Agora, a cavidade subterrânea foi finalmente relocalizada, no município de Curvelo, na região central de Minas Gerais.

Perdida por Causa do Nome

Segunda matéria da Galileu, a estrutura geológica que estava perdida foi encontrada com outro nome: Gruta do Tatu. A verdadeira “identidade” da caverna teria vindo à tona por conta de uma investigação conduzida pelo Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.

Para isso, pesquisadores, analisaram os registros originais da caverna, que havia sido descoberta pela primeira vez pelo cientista dinamarquês Peter Lund (1801 – 1880). Depois, eles compararam os dados com uma série de mapas atuais da região de Curvelo e partiram para procurar a caverna real com trenas, bússolas e lanternas.

E assim, a caverna perdida foi, finalmente, achada! Curioso, não?

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

Além de Wicked: Descubra 11 filmes inspirados em musicais da Broadway que você precisa assistir

8 Sebos do Recife: Um roteiro entre cultura e memória

“O Menino d’Olho d’Água”: aos 88 anos, Hermeto Pascoal ganha documentário sobre sua vida e arte