Artista brasileiro retrata a cultura popular mineira com surpreendente arte em tecidos

Gildásio Jardim, natural de Joaíma, em Minas Gerais, morador de Padre Paraíso, começou a desenhar e a pintar na infância. Aos 13 anos, teve contato com as tintas e não parou mais. Como não tinha conhecimento sobre a técnica e nem oportunidade para fazer curso de pintura, o artista fez suas experimentações utilizando tintas guache, tinta para tecido, látex, corante líquido e esmalte sintético.
No início, a pintura era decorativa, reproduzindo paisagens, flores e animais. Após a formação acadêmica em geografia, começou a pintar temáticas relacionadas ao curso. Depois passou a retratar uma série de quadros sobre a cultura do Vale do Jequitinhonha.
Atualmente, o artista confecciona telas em tecidos estampados também com a técnica de pintura em 3D, destacando cenas do dia a dia da cultura popular de Minas Gerais e do nordeste brasileiro. O tecido, conhecido como chita, vestimenta dos camponeses, relembra a sua infância na zona rural. A técnica utiliza tinta acrílica para tecido, tinta látex e corante líquido e as telas são confeccionadas em madeira e tecidos estampados como tricoline, chita e brim. Ele também ministra oficinas de pintura na escola que leciona e atua em projetos na sua cidade. Além disso, já participou de várias exposições pelo Brasil.

Confira algumas obras:

Fontes:
Conheça Minas
Blog


Related posts

Estudantes de Pernambuco que conquistaram a nota máxima na prova de redação do Enem 2025 citaram Clarice Lispector e Daniel Munduruku

“Menino do vício”: ex-dependente químico compartilha nas redes como os livros ajudaram na sua luta contra as drogas

A importância da proteção ao consumidor em compras online