O paulistano Eduardo Kobra é um dos mais conhecidos muralistas da atualidade. O artista urbano tem diversas obras espalhadas no Brasil e no exterior.
Recentemente, criou um incrível mural inspirado em obras literárias no interior de São Paulo. Os internautas puderam participar sugerindo os livros que não poderiam faltar na estante. CONFIRA A MATÉRIA AQUI.
O artista, que é autodidata, contou como surge a ideia para compor suas obras que tem como referência a literatura e os livros em geral: “Pesquiso muito as biografias dos ‘personagens’ que destaco em minhas obras e, também, sobre as cidades que visito: busco imagens, fotografias e textos. Por isso, tenho procurado trazer em meus murais a importância dos livros para a cultura do país e para a formação e crescimento das pessoas”.
Confira as obras selecionadas:
O menino na biblioteca
A obra em 3D foi realizada em 2011, no Sarassota Chalk Festival, Estados Unidos, considerado o maior evento de pintura em 3D do mundo. Na figura, um menino, rodeado de livros, lê dentro de uma biblioteca.
Mário Lago
Em 2013, o mural foi uma homenagem ao ator, escritor e poeta Mário Lago. Está localizado no muro da sede da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, em São Paulo.
Chico e Ariano
Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o mural traz duas figuras famosas do universo da arte: Chico Buarque de Holanda e Ariano Suassuna (1927 – 2014). O painel, de 11 metros de altura por 17 de largura, foi realizado em 2014.
Alfred Nobel
Realizado em 2014, retrata o químico Alfred Nobel. Com 16 metros de altura por 10 de comprimento, localiza-se na cidade de Boras, na Suécia. O Prêmio Nobel é um dos responsáveis por incentivar diversas áreas do conhecimento como a arte, a ciência e a literatura.
Paz (Malala Yousafzai)
O mural homenageou a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, conhecida por sua luta em defesa dos direitos das mulheres e das jovens frequentarem a escola. Localiza-se em Roma, na Itália.
Hamlet – “Ser ou não ser?”
O mural foi feito em 2015 na fachada do teatro Palm Beach Dramaworks, na cidade de Palm Beach, Flórida. Kobra retrata a versão da cena mais famosa de Hamlet, de Shakespeare.
O Condicionado
Em 2015, o mural homenageou Raimundo Arruda Sobrinho, paulistano, que viveu durante 33 anos como morador de rua. Nas ruas, sempre escreveu poemas e outros textos. O artista destacou na pintura um dos versos escritos pelo poeta: “Desgraçado é o homem que se abandona.”
The Times They Are a-Changin (Bob Dylan)
O trabalho foi realizado em 2015 e teve como inspiração o título de uma das canções famosas de Bob Dylan, ‘The Times They Are a-Changin’. A obra ocupa a frente de um prédio no centro da cidade em Minneapolis, Minnesota, EUA. No mural, destaca três fases da carreira do artista que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 2016.
Dante Alighieri
Realizado em 2016, na região central de Ravenna, na Itália. O artista utilizou como inspiração a imagem de uma gravura de 35X50 cm utilizada para uma exposição sobre o escritor italiano.
“Let me be myself” (Anne Frank)
Feito em 2016, o mural localiza-se na região norte de Amsterdã, Holanda. Retrata Anne Frank, jovem judia, vítima do Holocausto aos 15 anos. Símbolo de resistência, deixou como obra o seu diário. É um dos murais mais famosos do artista com 240 m².
Tesouros de São Luís
Numa prateleira de livros tem como destaque autores como Ferreira Gullar, Graça Aranha, Nauro Machado, Aluísio Azevedo, Bandeira Tribuzi, Josué Montello e Gonçalves Dias, além de referências à cultura e o folclore da região. Com 400 m², localiza-se no bairro Ponta D’Areia e faz uma homenagem aos 405 anos da cidade. A obra foi realizada em 2017.
Mário Quintana
A obra, de 2019, destaca o poeta gaúcho Mário Quintana, e está localizada na fachada de um dos prédios do Colégio Farroupilha, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Há também na pintura um pássaro que faz referência ao conhecido “Poeminha do Contra” (“Eles Passarão/Eu Passarinho…”).
Olhares da Educação
Feito em 2020, o mural na fachada da Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, Rio Grande de Sul, apresenta figuras famosas da literatura e da educação brasileira: Darcy Ribeiro, Clarice Lispector e Paulo Freire.
Fontes:
AC
Eduardo Kobra