A música do Studio Ghibli no incrível concerto-homenagem de Joe Hisaishi

[Traduzido e adaptado de Open Culture]

O cineasta Hayao Miyazaki é um dos maiores nomes do audiovisual do mundo, e que se notabilizou pelo seu percurso no Studio Ghibli, produtora japonesa de filmes de animação que se tornaram queridos de várias gerações.

A parceria entre cineastas e compositores, como entre Sergio Leone e Ennio Morricone, Alfred Hitchcock e Bernard Herrmann, dentre outros, proporciona uma simbiose entre som e imagem que marca a história do cinema. Mas poucas vezes foi possível celebrar essa parceria com um concerto em homenagem ao trabalho que eles desenvolveram juntos. Isso aconteceu com Joe Hisaishi e Hayao Miyazaki em 2008, nos 25 anos do Studio Ghibli.

Foi uma performance gigantesca no Tokyo Budokan com 14.000 lugares. Contava com seis vocalistas, a New Japan Philharmonic World Dream Orchestra de 200 membros, as 800 vozes combinadas dos coros Ippan Koubo, Ritsuyuukai e Little Singers of Tokyo, junto com uma banda de 160 membros formada por membros de quatro escolas secundárias.

O concerto tem composições dos filmes Nausicaä do Vale do Vento, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro, Spirited Away, Porco Rosso: O Último Herói Romântico, e Ponyo.

Hayao Miyazaki e Joe Hisaishi se conheceram em 1983 quando o segundo compôs a trilha para Nausicaä do Vale do Vento. Desde então, vem sendo amigos e colaboradores. No concerto, o diretor apareceu depois de uma hora de apresentação para conversar com os espectadores.

Assista a esse primor!

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Consciência Negra: conheça artistas que celebram a cultura, a arte e a luta por um Brasil mais justo