As imagens do fotógrafo mexicano Saul Landell assustaram bastante por retratar o momento que estamos vivendo, porém elas foram feitas anos antes da pandemia.
Muitas fotos voltaram a circular nas redes e impressionaram por parecerem “premonitórias” ou feitas por alguém com uma percepção intuitiva aguçada. Em geral, as imagens são surreais ou aproximam-se do realismo mágico, revelando sensações e sentimentos que podem ser constatados na atualidade como, por exemplo, clausura, solidão, angústia, desamparo e medo.
Landell, por influência da pintura, utiliza em grande parte como cenário a paisagem do deserto, enquanto as máscaras começaram a surgir nas fotos a partir de 2010.
O fotógrafo revela ao site, “a máscara é um espelho onde você descobre sua própria solidão e constrói a si mesmo a partir do olhar dos outros.” E, complementa, “É indevido exigir que a fotografia siga só o caminho de documentar o momento como uma reportagem. A fotografia, assim como qualquer manifestação artística, deve confrontar o homem com seus medos e culpas, com seus sonhos e pesadelos, com sua solidão.”
Confira algumas imagens:
Fonte