10 esculturas para conhecer a “não-artista” brasileira Lygia Clark

O único sentido dessa experiência reside no ato de fazê-la. A obra é o seu ato.
Lygia Clark

Lygia Clark nasceu em Belo Horizonte em 1920. Escultora e pintora, foi uma importante integrante do Grupo Frente, marco do movimento construtivo das artes plásticas, que futuramente viria a assinar o Manifesto Neoconcreto, ao lado de Hélio Oiticica, Ferreira Gullar e outros(as) importantes nomes.

Ela trabalhou com instalações e body art. Para Lygia, era importante borrar as fronteiras entre obra, artista e espectador. Ela se definia como uma “não-artista” e sua proposta artística tinha como intuito pensar a obra de arte através do processo de criá-la.

Sua série mais famosa, “Bichos”, conta com esculturas feitas em metal, com as quais os espectadores podiam interagir e mexer, e aborda a questão do movimento e da interação: “Um bicho não é apenas para ser contemplado e mesmo tocado. Requer relacionamento. Ele tem respostas próprias, e muito bem definidas para cada estímulo que vier a receber.”

Selecionamos, abaixo, 10 esculturas de Lygia Clark – dentre elas, alguns de seus Bichos – para conhecer melhor esta não-artista genial do século XX. Confira:

Bicho – 1960
Poetic Shelter, 1960
Sundial, 1960
Opposite Creature, 1961
Bicho em si, 1962
O dentro é o fora, 1963
Monument in all Situations, 1964
Bichos, 1965
Trepante, 1965
Bicho de bolso, 1966

Fonte e imagens: WikiArt

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