[Via Lunetas]
A Associação Nova Escola e o Instituto Alana apresentaram o resultado final de uma experiência que reuniu educadores do Brasil inteiro para produzir 500 planejamentos de atividades para bebês e crianças que pode servir para uma série de professores, professoras, pais e mães ao redor o país. Segundo o site Lunetas, a associação parte das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tendo como norte trazer para a criança para o centro do processo de aprendizagem, além de respeitar o contexto da escola pública brasileira. Em linhas gerais, o objetivo do material pedagógico é inspirar o professor a aplicar a BNCC no dia a dia, a partir de um olhar crítico e responsivo em relação ao que é proposto como direcionamento.
O material já está disponível no site da Nova Escola, e é possível fazer download de uma série de práticas, assim como também materiais de apoio, como brincadeiras e jogos criados pelos educadores autores do projeto.
Confira algumas das diretrizes dos planejamentos
- Contemplar as singularidades de cada criança;
- Compreender a criança como sujeito histórico, social e cultural;
- A necessidade de entender a criança na sua inteireza;
- Entender que é possível dar protagonismo ao professor por meio da escuta ativa da criança;
- Compreender a educação como um processo relacional, ou seja, que acontece na relação construída entre educador e criança;
- Reforçar que é papel do professor construir vínculos;
- Uma experiência plena de educação demanda tempo de aproximação e distanciamento: a criança aprende nesse processo;