[Traduzido do My Modern Met]
Como muitas instituições culturais, o J. Paul Getty Museum em Los Angeles está fechado devido à disseminação do coronavírus. Mas durante esse período de desafio, o Getty encontrou uma maneira de manter as pessoas envolvidas com a arte – mesmo que não possam vê-la pessoalmente. Eles desafiaram seus seguidores nas redes sociais a “recriar uma obra de arte com objetos (e pessoas)” no conforto de suas próprias casas. E a internet, como sempre, não decepcionou.
Depois que o museu compartilhou alguns exemplos desse desafio artístico com sua própria equipe, os usuários do Twitter começaram a responder ao Getty com suas recriações artísticas. Alguns usavam seus animais de estimação para substituir os seres humanos das pinturas, e precisaram ser criativos com os seus itens do cotidiano para fazerem parte das fotografias. Uma pessoa usou uma pá de lixo para representar uma casa azul encontrada em uma pintura de Chagall, enquanto outra usou meia dúzia de rolos de papel higiênico para imitar a forma de uma peruca em uma pintura parisiense do século XVIII. Esses tipos de recreação farão você rir, e eles farão com que você olhe em torno de sua própria casa para ver o que você poderia conjurar para uma obra-prima da história.
O Getty não é o único perfil que promove esse tipo de desafio, mas se tornou tão popular que agora esse é conhecido como “Getty Museum Challenge”. A instituição, no entanto, recebeu a ideia do Tussen Kunst & Quarantaine, um Instagram holandês cujo nome significa “entre arte e quarentena”. Eles compartilham recriações caseiras há muitas semanas, assim como o Covid Classics – um Instagram popular que apresenta “quatro colegas de quarto que amam arte … e estão em quarentena por tempo indeterminado”.
Dê só uma olhada no que as pessoas inventaram enquanto estão em suas casas.
Mona Lisa (Leonardo da Vinci)
Composição VIII (Kandinsky)
Autorretrato com um pequeno macaco (Frida Kahlo)
A Leiteira (Johannes Vermeer)
Mulher com um chapéu de peixe (Pablo Picasso)
Inocência (William-Adolphe Bouguereau)
Maria Madalena melancólica (Artemisia Gentileschi)
Retrato de Homem (Autorretrato?) (Jan van Eyck)
Rosie the Riveter
Retrato de Martha Thannstetter (Bernhard Strigel)
Retrato de Ira Perrot (Tamara de Lempicka)
Saturno devorando seu filho (Francisco de Goya)
Eu e meus papagaios (Frida Kahlo)
Para mais imagens, visitem o perfil Tussen Kunst & Quarantaine.
Imagem: @tsuassuna / Reprodução