O Fantástico levou às telas dominicais uma incrível produção que resgata mulheres emblemáticas na História: o Mulheres Fantásticas. O quadro reúne as histórias dessas mulheres – algumas esquecidas, outras renomadas em vida – e as daquelas cujas vivências se assemelham a das personalidades retratadas.
De Malala, a jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, à Dona Ivone Lara, a maior sambista brasileira, o Mulheres Fantásticas apresenta animações realizadas por motion designers e ilustradoras brasileiras cujo talento é um sucesso à parte.
Confira!
Malala Yousafzai
No primeiro episódio dessa série, Taís Araújo narra a história incrível da ativista pela educação Malala Yousafzai.
A paquistanesa, que sofreu um atentado do Talibã por persistir na sua luta pela equidade de direito à educação no seu país, foi a pessoa mais jovem a ser laureada pelo Prêmio Nobel da Paz.
A artista por trás da animação e da ilustração do episódio é Rosaria Moreira.
Dona Ivone Lara
Narrado pela cantora Iza, nesse episódio é contada a história de Dona Ivone Lara, a Grande Dama do Samba. Dona Ivone foi compositora, cantora e instrumentista; uma verdadeira pioneira no samba, foi a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores da Império Serrano.
O episódio foi ilustrado e animado pela artista Analúcia de Godoi.
Hedy Lamarr
Hedy Lamarr foi uma estrela do cinema austríaca cujo conhecimento de física a permitiu contribuir com uma tecnologia durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com o compositor George Antheil. Atualmente, o legado de Lamarr é conhecido como o telefone celular. Confira esse curta narrado por Fernanda Torres.
A ilustração e a animação desse episódio é de Marcella Tamayo.
Yusra Mardini
Nesse episódio, Fernanda Gentil narra a vida da campeã olímpica e refugiada síria Yusra Mardini, que foi participante do time de Atletas Olímpicos Refugiados.
As artistas por trás da ilustração e animação desse episódio são Larissa Ribeiro De Almeida Sales, Aída Queiroz e Antonia Muniz.
Frida Kahlo
A história da emblemática artista mexicana, Frida Kahlo, que ficou famosa no mundo todo com um estilo vibrante e sua capacidade de transformar dor em beleza, é narrado por Vera Holtz nesse episódio.
As artistas por trás desse episódio são Marcita.com (ilustração), Nathalia Okimoto (animação) e Aída Queiroz (coordenação).
Maria Quitéria
Narrado por Glória Pires, nesse episódio conhecemos a história de Maria Quitéria de Jesus – a Soldado Medeiros (1792 – 1853), a baiana que, para se alistar, passou-se por um homem e se tornou a primeira mulher nas Forças Armadas brasileiras, e sendo considerada heroína da Guerra da Independência.
As artistas por trás desse episódio são: Silvia Aroeira (ilustração), Aída Queiroz (animação e coordenação), Antônia Muniz, Gika Carvalho e Julia Nicolescu.
Nannerl Mozart
Você sabia que Mozart, o gênio da música, teve uma irmã mais velha que o ensinou a tocar? Nannerl Mozart foi provavelmente a compositora original de alguns obras que conhecemos como de Mozart. A narração é de Adriana Calcanhoto, a animação e a ilustração são de Lívia Serri Francoio e a direção é de Aída Queiroz.
Maria Sibylla Merian
Maria Sibylla Merian foi uma naturalista e ilustradora científica alemã, fascinada pela arte de retratar a flora. É considerada uma das primeiras ecologistas do mundo e uma estudiosa pioneira da metamorfose das borboletas.
A artistas por trás desse episódio narrado por Marjorie Estiano são Bee Grandinetti (ilustração e animação) e Aída Queiroz (direção).
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, a primeira mulher negra a vender 1 milhão de livros, o Quarto de despejo. Sua obra é um dos trabalhos mais importantes realizado em literatura brasileira.
As artistas por trás desse episódio narrado por Zezé Motta são Dani Emiliano (ilustração), Joyce Nagamura (animação) e Aída Queiroz.
Wangari Maathai
Nesse episódio do Mulheres Fantásticas, narrado por Camila Pitanga, onhecemos a história de uma ganhadora do Nobel da Paz – a primeira mulher africana a conquistar o prêmio! Wangari Maathai nasceu no Quênia e ficou conhecida pela sua luta na conservação ambiental.
As artistas envolvidas nessa animação são Aída Queiroz (direção e produção), Luciana Eguti (direção), Sara Prado (direção de arte), Isabela Nogueira (design e animação), Camila Bree (design e animação), Milena Rosa (design e animação), Bia Leme (design e animação), Paola Hiroki (design e animação).
Marietta Baderna
Baderna é sinônimo de bagunça. Mas você sabe de onde vem essa palavra?
No episódio 11 de Mulheres Fantásticas, conhecemos Marietta Baderna, uma bailarina italiana que surpreendeu o Brasil com o seu talento. Mas seu sobrenome não se tornou um termo pejorativo à toa: Marietta definitivamente abalou as estruturas da alta sociedade e encontrou seu caminho com personalidade.
A direção e a produção desse episódio são de Aída Queiroz, a direção de arte é de Marcia Leite, e a animação é de Danila Ribeiro.
Amelia Earhart
No último episódio da segunda temporada de Mulheres Fantásticas, é contada a história da aviadora Amelia Earhart. Pioneira na aviação e na luta pelos direitos das mulheres, Amelia foi a primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico. Seu objetivo final foi realizar um voo em volta do globo terrestre, um acontecimento que, até os dias de hoje, é carregado de mistério.
A direção e a produção são de Aída Queiroz, e a direção de arte, ilustração e animação são de Luah Garcia.
Imagem da capa: Lívia Serri Francoio (“Nannerl Mozart”)
Veja também: