Descubra o que a NASA fotografou do universo no seu aniversário

O universo é vasto. E, ainda assim, as descobertas incomensuráveis da NASA conseguem nos dar, a cada dia, novos vislumbres. No caso, o Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que ele observou alguma maravilha cósmica fascinante todos os dias do ano, inclusive no seu aniversário.

Você pode conferir o seu clicando aqui, e ver o que o telescópio registrou no dia. Só precisa incluir o dia e mês de aniversário no site da NASA. Assim, você verá a imagem feita pelo Hubble, e ainda uma descrição da descoberta.

Testando o dia 29 de março, o Hubble identificou a Galaxy M82, uma galáxia “notável por seu disco azul brilhante, teias de nuvens rasgadas e plumas de hidrogênio brilhante de aparência flamejante saindo de sua região central. Em M82, as estrelas nascem 10 vezes mais rápido do que dentro da nossa galáxia Via Láctea”.

Galaxy M82 , créditos: NASA

No dia 24 de abril, serão celebrados os 30 anos do lançamento do satélite astronômico. Em janeiro, a NASA divulgou imagem de uma galáxia enorme chamada Rubin. Segundo os astrônomos, a galáxia vista na imagem abaixo está situada a 232 milhões de anos-luz da Terra e tem 2,5 vezes o tamanho da Via Láctea e 10 vezes mais estrelas que nossa galáxia. O conjunto fica localizado próximo à constelação de Perseu e foi batizada em homenagem à astrônoma Vera Rubin (1928–2016) por Benne Holwerda, especialista que investiga a galáxia graças ao Hubble.

galáxia Rubin, créditos: NASA

A NASA divulgou um calendário com 12 fotos das “joias ocultas” do espaço tiradas ao longo das últimas décadas. A imagem de capa é da Sh2-106, uma região de formação estelar na constelação de Cygnus.

Fontes: Revista Galileu, Jovem nerd e NASA

Related posts

Aos 106 anos, autor é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “escritor estreante de poesia”.

Caetano Veloso faz relato emocionante após assistir ao filme “Ainda Estou Aqui”

Aos 87 anos, Marina Colasanti é eleita Personalidade Literária de 2024 pelo Prêmio Jabuti