Casa em que Clarice Lispector viveu está em ruínas no Recife

Uma das marcas de um país com futuro promissor é a capacidade de reconhecer no passado as saídas para os seus principais problemas. Preservar as memórias e as histórias ainda é a forma mais eficiente de conscientizar as pessoas, ensinar nossos erros. Assim como, é preciso apontar nossos acertos e preparar crianças para o futuro. Afinal de contas, somos todos responsáveis por mudar a sociedade como um todo. Nossa missão é sempre essa, principalmente quando o assunto é artes e, principalmente, literatura.

Como está a casa que Clarice Lispector viveu?

Eis que entramos em contato com a triste notícia de que a casa em que Clarice Lispector viveu no Recife está completamente em ruínas. Apesar de ser considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira. Apesar de acabarmos de passar o centenário da autora. Nascida na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, a autora passou sua infância, entre 1925 e 1934, no Recife, após sua família deixar o país europeu devido à perseguição antissemita. Recife está presente em muitos textos da escritora. Entretanto, segundo o canal no youtube Leiaja, por descaso de governos e falta de iniciativa de orgãos públicos, sua casa está completamente abandonada.

O que poderia acontecer se a oportunidade única da capital pernambucana servir de moradia para tão cultuada figura fosse realmente valorizada? Mas imagine se ali se tornasse um museu com acervos sobre a autora? Logo depois, reunir trechos de obras? Um espaço para mostrar que uma das mulheres mais importantes do Brasil viveu ali e foi ali que grande parte de sua subjetividade foi formada.

Como você verá a seguir, o imóvel em que a escritora viveu é hoje um retrato do abandono e do descaso. Lamentável, não?

Confira o vídeo e veja mais informações:

Atualização

Em setembro de 2021, o governador Paulo Câmara concluiu o processo de tombamento do imóvel onde residiu Clarice Lispector, durante anos da usa infância e adolescência, no Recife. Agora, o local é um Patrimônio Cultural de Pernambuco. O processo de tombamento começou em 2017. Quem administra a casa de Clarice Lispector é a Santa Casa de Misericórdia. Em dezembro de 2020, o instituto chegou a divulgar um projeto arquitetônico de restauro de mais de R$ 1 milhão, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, mas até agora não saiu do papel.

Related posts

Tenista Bia Haddad termina a leitura da tetralogia napolitana de Elena Ferrante e comenta: “Genial” 

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!

Morre, aos 83 anos, Antonio Skármeta, autor chileno que inspirou “O Carteiro e o Poeta”