Chico Buarque revela seu processo criativo e a musicalidade de seus livros!

PV Exclusivo Rio de Janeiro (RJ) 25/ 03/2009 Chico Buarque, compositor e escritor, lê seu novo romance, "Leite derramado". Foto Renan Rêgo / Divulgação

Chico Buarque não é só um dos maiores compositores brasileiros, é também um dos maiores escritores, tendo recebido o Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. Autor da genial obra Budapeste e romances com Benjamin, Estorvo, Leite Derramado, O Irmão Alemão e peças como Calabar, Gota D’água e Roda Vida, Chico Buarque apreende nas palavras e na musicalidade uma forma de colocar sua voz ao mundo.
O canal da Sesc Tv fez uma incrível entrevista com Chico Buarque em que ele explica todo o processo de sua escrita, assim como comenta como encontra a musicalidade de seus livros e das vozes de seus personagens.




A Sesc TV descreve a entrevista assim:

Há uma música na literatura. Mesmo sem piano ou violões. O comprimento das frases, as sílabas átonas e tônicas, as palavras macias e as rascantes formam uma música que, por sua vez, ajuda a formar o caráter de um texto. O compositor e romancista Chico Buarque explica como um autor cria o ritmo e a melodia de cada obra.

Super Libris é um programa que fala sobre literatura brasileira, mas não de forma professoral. Aqui autores são tão importantes quanto gente que vende, gente que conserva, gente que faz e gente que ama o livro.

Para ver a entrevista completa (com todo o programa Sobre Libris), acesse o canal da Sesc TV:



Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau