Incrível aplicativo ensina crianças a identificarem árvores através de contos

Você já imaginou unir tecnologia, literatura e natureza? Uma proposta com esse objetivo já está em execução pelo aplicativo Natu Contos, criado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
De forma lúdica e criativa, as crianças aprendem a identificar espécies nativas da Mata Atlântica, como embaúba, ipê-amarelo, jequitibá, pau-brasil e pau-ferro, com o uso do celular. Após ter o aplicativo instalado e fazer a escolha do local, um mapa, integrado ao GPS, mostra o caminho até uma das árvores. Quando ela é encontrada, um conto é disponibilizado. Os contos, produzidos por escritores premiados da literatura infantil, abordam o contato com a natureza, a relação com animais e as transformações das espécies em cada estação. Os vídeos animados com as histórias e as fichas técnicas com informações ainda ficam acessíveis para o adulto ler ou ouvir com a criança em outros momentos. Cada uma das cinco histórias é narrada na voz de diferentes nomes da música popular brasileira como Lenine, Tiê, Mart’nália, Fernanda Takai e Ney Matogrosso. A plataforma Natu Contos traz árvores mapeadas em parques e praças das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Uberaba (MG), e, futuramente, pretende ampliar para outras cidades do Brasil.
No momento, o aplicativo está disponível gratuitamente na plataforma IOS. Um financiamento coletivo no Catarse está sendo realizado para o desenvolvimento da versão para Android. As doações também serão revertidas em plantio de mudas pela SOS Mata Atlântica, distribuição de livros infantis, entre outras.
A experiência literária, além de reconectar adultos e crianças com o meio ambiente, proporciona uma atividade ao ar livre, destacando a importância da preservação e do cuidado com a natureza.

Confira as imagens:


Veja o vídeo:

Fontes:
Ciclo Vivo
Natu Contos

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

Audiovisual emprega quase 60% a mais que indústria de automóveis no Brasil, apesar da instabilidade

Sueli Carneiro recebe o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano