Imagina estar andando pela rua e encontrar uma “casinha” com livros gratuitos que você pode pegar quando quiser? Imagina voltar no dia seguinte e deixar um outro livro para outra pessoa poder ler? Imagina espalhar a leitura pelo seu bairro e sua comunidade?
Pois foi o que fizeram em Niterói: para que mais pessoas tenham contato com a leitura, foi montada no ponto final da linha de ônibus 47, na Rua Desembargador Aniceto de Medeiros Corrêa, em Santa Rosa, Niterói, esta casinha de livros gratuitos. Segundo o site O São Gonçalo, a iniciativa de promover a prática da leitura acontece através da própria sociedade e a ação já está sendo realizada há algumas semanas.
O jornal entrou em contato com vizinhos do bairro como a jovem Marcela Neto, de 24 anos, estudante de biblioteconomia na Universidade Federal Fluminense (UFF). A estudante afirmou que considera importante que a cultura do livro seja disseminada e que cada vez mais a prática seja realizada. Disse:
“Eu acho muito legal e necessário, nesse momento que a população não lê muitos livros. Muitas pessoas gostam de ler mas não possuem condições de comprar. É uma iniciativa que precisa ser vista. Além de tudo, a burocracia que é para o empréstimo do livro em uma biblioteca, não tem aqui”.
E aí, o que achou da iniciativa?