Você já imaginou uma porca pintando quadros? Isso acontece na Cidade do Cabo, no sul da África. A porca Pigcasso, batizada em homenagem ao pintor espanhol Pablo Picasso, consegue expressar-se, de forma abstrata, através de tintas e pincéis.
Joane Lefson, ativista e fundadora do refúgio Farm Sanctuary (organização de proteção aos animais), conta que a resgatou, ainda pequena, de uma empresa de abate de carne animal. Com o tempo, a dona percebeu que ela gostava de brincar com seus lápis e pincéis.
Pelo reforço positivo, comida em troca do trabalho realizado, desenvolveu a habilidade de Pigcasso. Não há obrigação quanto ao desempenho da atividade, todo o processo ocorre naturalmente. Após a divulgação no Instagram por Lefson, a leitoa, com mais de 200 quilos, tornou-se famosa.
Além de ter sua galeria de arte no refúgio onde mora, é o primeiro animal a ter sua própria exposição, denominada Oink!, inaugurada em janeiro na cidade. Outras exposições estão previstas em Paris, Londres, Berlim e Amsterdã. As obras são vendidas, na exposição ou na internet, pelo valor de 1000 euros (cerca de 4000 reais) cada uma. O valor arrecadado com as vendas será destinado a melhorias no local que abriga vários animais e a ações de conscientização da população quanto à produção de algumas carnes para o meio ambiente.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/19/internacional/1519072173_742763.html