Marilena Chauí e Demétrio Magnoli: duas visões da classe média

Marilena Chauí ganhou grande visibilidade nos debates da internet com um polêmico vídeo em que apresenta sua opinião sobre o que seria a classe média brasileira. Neste evento, seguido por risadas da plateia que concordava entusiasmada, ela fez uma severa crítica a uma parcela da população que, segundo ela, seria um dos grandes obstáculos para que o Brasil se tornasse mais justo, na medida em que faz parte de um grupo conservador e “fascista”.

O também pensador Demétrio Magnoli, em outro vídeo, rebateu as opiniões de Chauí traçando uma trajetória histórica da nossa classe média e apontando, segundo seus motivos, porque a filósofa estaria completamente enganada em sua análise que, segundo ele, além de parcial, mostra desconhecimento do próprio tema que trata.

Nós do NotaTerapia, para estabelecer uma zona de contato e possibilidades de pensar sobre nós mesmos, resolvemos apresentar ambos os vídeos para, quem sabe assim, podermos aprofundar nossas ideias sobre nosso país. Nosso objetivo é que tenhamos cada vez mais termos uma democracia forte em que todo pensamento deve ser acolhido. Vejam os vídeos e depois digam quem tem mais razão! Ah, e por favor, nada de xingamentos ou agressões verbais a qualquer ideologia política: estamos propondo um debate, não discursos de ódio!

Marilena Chaui: “eu odeio a classe média”

Demétrio Magnoli: a classe média de Marilena Chauí


 

Related posts

Daniel Munduruku é finalista do ALMA, um dos maiores prêmios literários internacionais infantis

Tenista Bia Haddad termina a leitura da tetralogia napolitana de Elena Ferrante e comenta: “Genial” 

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!