Milena Martins Moura vence o Prêmio LOBA 2025 com “o carro de apolo capotou no horizonte”

Milena Martins Moura venceu neste domingo (14) o Prêmio LOBA 2025 na categoria Livro de Poesia Publicado com seu mais recente livro, o carro de apolo capotou no horizonte. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, durante o LOBA Festival, que promove e valoriza a literatura produzida por mulheres no Brasil.

o carro de apolo capotou no horizonte (Macabéa, 2025) parte de um projeto estruturado para pensar o processo de escrita por meio do acréscimo de sentido surgido das ausências. Examina os limites do poema: o difícil ato de verbalizar o que está antes da palavra.

Leia também: Milena Martins Moura na FLIP 2025: Poesia, mitologia e os rastros do processo criativo

O livro deixa o processo à mostra em seus apagamentos, investigando o caminho da palavra até o papel e se configurando em um caderno de rascunho propositalmente inacabado em sua versão final. A premiação vem um ano após a indicação da autora ao Prêmio Jabuti de poesia com O cordeiro e os pecados dividindo o pão (Aboio, 2023), marcando sua consolidação como um nome importante da poesia brasileira contemporânea.

Em sua segunda edição, o LOBA Festival recebeu palestras de autoras como Aline Bei, Morgana Kretzmann e Amara Moira, além de contar com espaço para contato entre editoras e autoras, oferecer oficinas, feira literária e estratégias de acessibilidade, como sala sensorial e interpretação em LIBRAS. O Festival foi realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro no Complexo Oswald de Andrade, no Bom Retiro. Nesta edição, o Prêmio LOBA recebeu mais do que o dobro de inscrições em relação ao ano anterior.

Sobre a autora:

Milena Martins Moura é mulher autista do subúrbio do Rio de Janeiro. É poeta, editora, tradutora e pesquisadora, mestre em Literatura Brasileira pela Uerj e doutoranda em Literatura Comparada pela UFF. Autora de cinco livros, entre os quais A Orquestra dos Inocentes Condenados (Primata, 2021), O Cordeiro e os Pecados Dividindo o Pão (Aboio, 2023), semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia de 2024, e o carro de apolo capotou no horizonte (Macabéa Edições, 2025), vencedor do Prêmio LOBA 2025.

Também em 2025, foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura na categoria Romance. É editora da revista cassandra. Tem poemas traduzidos para o espanhol e o tcheco e publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior.

Related posts

Morre Nkanu Nnamdi, filho da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, aos 1 ano e 9 meses de vida

Lei Rouanet bate recorde histórico com captação de R$ 3,41 bilhões em 2025 promovendo maior inclusão regional

Sophia Ganeff venceu o Prêmio LOBA 2025 na categoria de Romance Não Publicado com “Pague Após o Resultado”