“Duelo de astúcias” , de Flavio Gomes e publicado pela editora artêrinha, é escrito em versos que remetem à literatura de Cordel e narra a história de uma borboleta distraída e curiosa e de um sapo faminto, cansado de comer sempre as mesmas coisas e interessado em um cardápio diferenciado para saciar sua imensa e verde fome.
Senhorita Borboleta é, então, aprisionada por Dom Sapão e, por meio de um duelo de argumentação que apela ora para a lógica, ora para o emocional, ora até mesmo para o sobrenatural, o sapo tenta fazer a sua refeição especial, enquanto a borboleta tenta recuperar sua liberdade e salvar sua vida.
O texto é divertido, tem uma cadência bem empolgante e desperta o interesse dos leitores pelos destinos da Senhorita Borboleta e do Dom Sapão. No fim, quem vencerá: a inteligência ou a fome?
Nas palavras de Patrícia Calheta, formadora de professores de língua portuguesa:
“Das mãos de Flavio Gomes, diretamente para minhas mãos, acolhi com alegria o “Duelo de Astúcias”. De pronto, o encanto pela revelação de mais uma faceta do talento desse consagrado e tão querido professor e formador de professores, com quem tive a honra de trabalhar por vários anos. Na sequência, observando a capa e a delicada ilustração de Bruna Fuentes, logo pensei em se tratar de um duelo entre um sapo e uma borboleta, mas, confesso, não imaginei “o quanto”, nem sequer “o como” essa batalha poderia me surpreender.
Dom Sapão e Senhorita Borboleta capturam a atenção de imediato: a estrutura em versos, em meio a um diálogo poético absolutamente envolvente, confere ao texto um movimento constante e vibrante. Mas se engana o leitor que pensa em simplicidade e em acomodação! A “peleja”percorre caminhos diversos, reflexivos e argumentativos, com um jogo de palavras e uma sonoridade que nos convocam, a todo instante, a responder à questão: será “verdade verdadeira/a história que se espalhou pela floresta inteira? Só há um caminho para descobrir! E, quando você, leitor, chegar lá, será que pode me contar sobre as meias de Dom Sapão?”
Sobre o autor:
Flavio Gomes é carioca e mora no Rio de Janeiro. É marido de Juliana e pai de Matheus e de Letícia.
Possui graduação em Direito e Letras, Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira, Especialização em Educação a Distância e MBA em Gestão Empresarial.Já trabalhou em pré-vestibular comunitário, como professor concursado de Língua Portuguesa do Estado do RJ e como produtor de aulas de Língua Portuguesa e Redação do Projeto Educopédia (Prefeitura do RJ).
Também atuou como corretor de redação de projetos do governo federal, como o ENCCEJA, e de concursos públicos, como mediador de cursos EaD, membro da comissão julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa e da comissão julgadora do Prêmio Conectando Práticas Exitosas da Prefeitura de Ribeira do Pombal – BA (2022 a 2025).Em 2022, deixou um emprego público de 22 anos para se dedicar integralmente à educação e à literatura.
Atualmente, é professor de Redação nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em duas escolas da rede particular. Desde 2024, é professor da Faculdade Unyleya, realizando o sonho de lecionar na graduação. Em 2025, lecionou Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro como Professor Substituto (contratado).Ler, escrever e ouvir música são seus prazeres diários. Adora praia, estar com a família e os amigos, viajar, contato com a natureza e comida japonesa.
Neste ano, publicou seus dois primeiros livros de literatura infantojuvenil. Duelo de astúcias foi finalista do Prêmio Off Flip 2014 na categoria Literatura Infantojuvenil.
1 comentário