“Rua das Crianças Corajosas”: jogo que ensina a prevenir abuso sexual infantil é um dos vencedores em premiação internacional

Jésia Vunschel Gualter, designer formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em Pelotas (RS), foi premiada internacionalmente pelo projeto “Rua das Crianças Corajosas” no iF Design Student Award 2025, considerado um dos maiores reconhecimentos na área. O trabalho competiu com mais de sete mil propostas de impacto social e cultural do mundo inteiro.

Leia também: Inspirada na famosa obra de Vermeer, estudante pernambucana vence concurso internacional de arte

Ela desenvolveu um jogo de tabuleiro com o objetivo de auxiliar profissionais da educação e da psicologia na abordagem da educação sexual infantil, transformando o tema delicado em ferramenta de instrução, cuidado e, sobretudo, prevenção. E, para as crianças, nada melhor que aprender unindo conhecimento e diversão.

A ferramenta educativa surgiu a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto, que levou 2 anos para ser elaborado, envolveu pesquisas, conversas com professoras da rede pública e estudos com psicólogas especializadas para que cada detalhe fosse planejado com cuidado.

A atividade lúdica, direcionada para crianças a partir dos 4 anos de idade, deve ser mediada por um adulto, que lê as cartas e conduz a atividade. A cada jogada, são apresentadas questões do cotidiano infantil, além de dinâmicas físicas que auxiliam tanto para criar um ambiente propício para o diálogo, quanto para entender conceitos fundamentais como limites corporais, consentimento, tipos de segredos, entre outros.

“A criança vai aprender vários conceitos como tipos de toque, tipos de segredos, várias e várias questões que eles vão interagindo”, explicou a pesquisadora.

A orientadora do projeto, Mariana Piccoli, acompanhou toda a evolução da pesquisa: “Acho muito bonito quando o aluno ele vem com essa vontade de fazer alguma coisa que ajude a melhorar o mundo, e no caso da Jésia tá sendo um resultado incrível”, disse a professora.

A jovem busca apoio para mais reproduções do jogo e expansão do projeto nas escolas brasileiras: “Quero muito que chegue na escola pública. A gente sabe que, também pelos dados, é onde tem mais abuso das crianças. Mas eu queria poder ir nas escolas trazer informações, trazer a importância. Mostrar que é relevante, que eles podem e devem ensinar sobre, que isso é permitido”, comentou em entrevista.

Confira os designers brasileiros em destaque em uma das principais premiações internacionais de design estudantil, o iF Design Student Award 2025:

Veja o vídeo:

Fonte

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia