8 livros sobre traição em relacionamentos para você conhecer!

Namoros, noivados e casamentos nunca foram fáceis e a literatura registrou isso como ninguém. Mas será que a traição é sempre a mesma? Seja a traição pelo tédio, como Madame Bovary ou pela luxúria como em Ligações Perigosas em que a traição é puramente pelo desejo e pela luxúria. O fato é: onde teve monogamia, teve chifre.

Fizemos uma lista das melhores histórias de traição. Qual seu preferido?

Madame Bovary, Flaubert

Emma Bovary está entediada com o casamento e não vê outra saída senão buscar as emoções que deseja através da traição.

Compre aqui: https://amzn.to/45V9Nhh

Medeia, Eurípides

Medeia é traída pelo marido, que a deixa para se casar com a filha do rei de Corinto. Porém, ela decide por uma vingança que exige a aniquilação absoluta de seus inimigos e para a qual ela se servirá de seus poderes mágicos.

Compre aqui: https://amzn.to/3WaM2yz

O Primo Basílio, Eça de Queirós

Durante viagem do marido, Luísa se deixa seduzir por Basílio, um primo seu, mas os amantes acabam flagrados pela empregada da casa que passa a chantagear Luísa.

Compre aqui: https://amzn.to/4eKoisx

Anna Karenina, Liev Tolstói

O amor é aqui chamado para julgar uma mulher. No tempo em que se encontra, porém, não existe redenção para o adultério feminino. Anna Karénina é condenada ao exílio social, vítima do moralismo do século XIX.

Compre aqui: https://amzn.to/3zvWvMb

Dom Casmurro, Machado de Assis

Se houve traição ou não (provavelmente não), o livro é o relato de alguém que se achou traído. Este é um livro que mostra que, mesmo que não haja traição, existem personagens que são cornos.

Compre aqui: https://amzn.to/4csSEy9

As pontes de Madison, Robert James Waller

Uma das mais lindas histórias de amor de todos os tempos é também uma história de traição. Uma mãe de família tem sua vida interrompida com a chegada de um fotógrafo de espírito aventureiro. A pergunta que fica, porém, é: será que ela vai resistir a essa paixão?

Compre aqui: https://amzn.to/3LajoYf

Ligações perigosas,  Choderlos De Laclos

Choderlos de Laclos (1741 1803) construiu um romance em cujo primeiro plano se destacam as relações amorosas, a perda da inocência e a traição, mas cujo pano de fundo é um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré Revolução Francesa e uma sofisticada reflexão sobre a hipocrisia do poder.

Compre aqui:
https://amzn.to/4cLZgY6

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler