10 livros escritos por astros do Rock

O rock foi um dos movimentos que mais mudaram o mundo. A partir da revolução cultura dos anos 50 do século XX, sem necessariamente levantar uma bandeira, mas altamente político, o rock foi uma revolução comportamental – no uso do corpo, das roupas, do corte de cabelo, da sexualidade. Revolução também musical – na chegada da música “pop” de Elvis e Beatles, mas principalmente na forma de entender o mundo, um mundo cada vez mais globalizado, conectado. O rock foi o primeiro movimento que se ousou universal, mais pop que Jesus, como diria John Lennon.

A transgressão era a marca, chocar nos costumes e romper com os padrões seculares. Claro que isso cobrou seu preço para alguns, mas gerou grandes nomes míticos na arte e grandes histórias, muitas delas registradas nos livros. Você sabia que muitos astros do rock escreveram livros? Pois veja aqui!

Rita Lee, uma Autobiografia

Rita Lee, uma Autobiografia, é o relato da vida da cantora de rock nacional Rita Lee desde seu nascimento, passando pelo seu encantamento com a música, a criação das primeiras bandas e canções, chegando até sua entrada para o grupo Os Mutantes, do qual foi integrante e participou de momentos marcantes da nossa música como os célebres festivais da canção. Após estes primeiros momentos, Rita relata como conheceu seu atual marido, Roberto de Carvalho e seus futuros trabalhos. Tudo isso em meio a centenas de histórias de bastidores, envolvimento com drogas e bebidas, uma confusa prisão e, claro, toda sua produção musical ao longo das décadas.

Leia a resenha completa aqui!

Rita Lee, outra Autobiografia

Com franqueza e honestidade ― marcas registradas de sua escrita ―, ela pariu um novo livro autobiográfico que vai mexer profundamente com o leitor. Nossa compositora maior está, sem dúvida, no panteão literário entre os grandes escritores. Ao nos entregar este livro, Rita é tomada de uma coragem que só não é superior ao amor que tem por seu público. Afinal, ela quis contar a ele, tim-tim por tim-tim, o que se passou. Viva Rita!

Compre o livro aqui!

Bob Dylan – Crônicas

Crônicas: Volume 1 é uma coleção íntima e pessoal de lembranças de um tempo extraordinário, de descobertas e resistência. Revelador, poético, apaixonado e bem-humorado, o livro Crônicas: Volume 1 é uma janela fascinante dos pensamentos Bob Dylan, escancarando suas influências. Com seu dom inigualável para contar histórias e a personalidade que são as marcas registradas de suas músicas, Dylan faz desta obra uma reflexão sobre as pessoas e os lugares que ajudaram a moldar sua vida e sua arte.

Compre o livro aqui!

Só garotos, Patti Smith

Crescida numa família modesta de Nova Jersey, Patti trabalhou em uma fábrica e entregou seu primeiro filho para adoção, antes de se mandar para Nova York, com vinte anos, um livro de Rimbaud na mala e nada no bolso. Era o final dos anos 1960, e Patti teve de se virar como pôde: morou nas ruas de Manhattan, dividiu comida com um mendigo, trabalhou e dormiu em livrarias e até roubou os colegas de trabalho, enquanto conhecia boa parte dos aspirantes a artistas que partilhavam a atmosfera contestadora do famoso “verão do amor”.

Foi então que conheceu o rapaz de cachos bastos que seria sua primeira grande paixão: o futuro fotógrafo Robert Mapplethorpe, para quem Patti prometeu escrever este livro, antes que ele morresse de aids, em 1989. Só garotos é uma autobiografia cativante e nada convencional. Tendo como pano de fundo a história de amor entre Patti e Mapplethorpe, o livro é também um retrato apaixonado, lírico e confessional da contracultura americana dos anos 1970, desfiado por uma de suas maiores expoentes vivas. 

Compre o livro aqui!

Pete Townshend a Autobiografia

O livro recapitula com detalhes toda a gestação de um grupo mítico como o The Who, dos ensaios iniciais com o amigo de infância e baixista John Entwistle ao primeiro contato com o vocalista Roger Daltrey, dos shows na banda The Detours à admissão do incontrolável Keith Moon como baterista da formação clássica do The Who. Townshend também descreve seu processo criativo e não hesita em dar crédito aos músicos que mais o influenciaram, como os Beatles.

O contato com outros artistas é uma constante: pela vida do autor desfilam colegas de trabalho (e nomes capitais da música) como Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Mick Jagger, Jimi Hendrix, David Bowie e Elton John, entre muitos outros.

Compre o livro aqui!

Neil Young: a Autobiografia

Lenda do rock e do folk, criador do Buffalo Springfield, líder da banda Crazy Horse, parceiro de Crosby, Nash e Stills, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e um dos músicos mais influentes de sua geração. Ao longo do último meio século, o cantor e compositor Neil Young construiu uma carreira de sólido sucesso nos Estados Unidos e no resto do planeta. O lançamento mundial Neil Young – A autobiografia, no entanto, revela uma personalidade multifacetada – para muito além do que os fãs de sua música poderiam imaginar.

Compre o livro aqui!

Heroína e Rock N Roll, Nikki Sixx

Em ‘Heroína e Rock’n’Roll’, o roqueiro Nikki Sixx compartilha anotações feitas em um diário ao longo de um ano em que foi tragado por um espiral de heroína e cocaína. Essas revelações são apresentadas com comentários do próprio Nikki e de pessoas que conviveram com ele nesse turbulento período.

Compre o livro aqui!

50 anos a mil, Lobão

50 Anos a Mil é a explosiva autobiografia de Lobão. Da infância calma no Rio de Janeiro ao Grammy de 2007, passando pelos anos de loucura ao lado de Cazuza e Júlio Barroso, as brigas com gravadoras e a prisão por porte de drogas, o cantor mais polêmico do rock brasileiro conta tudo com surpreendente bom humor. Todos dizem em algum momento da vida: “Isso dá pra escrever um livro.” Lobão, pelo jeito, é um recordista nesse tipo de momento. 50 anos a mil, a autobiografia do músico, é um percurso pela história artística do Brasil a partir dos anos 1960, cheio de humor ácido, tiradas inteligentes e detalhes sórdidos da vida de Lobão… e de muito mais gente.

Compre o livro aqui!

João Gordo. Viva la Vida Tosca 

Em João Gordo: Viva la Vida Tosca, ele conta, em primeira pessoa, toda a história de uma vida fascinante e desconhecida, por vezes hilariante, outras vezes triste e comovente. Com seu jeito sincero e sem papas na língua, João fala de tudo: das brigas com o pai, da história do punk brasileiro, de sua trajetória incomum na TV, de sua transformação em ídolo infanto-juvenil e dos excessos – de drogas, álcool e ego – que quase lhe custaram a vida.

O livro João Gordo é narrado em primeira pessoa, com o linguajar típico de João Gordo, e foi escrito pelo jornalista André Barcinski, que entrevistou João por quase dezoito meses. O resultado é um relato inesquecível da vida de uma figura incomparável de nossa cultura pop, um punk que se tornou ídolo da molecada e que nunca mudou seu jeito de ser.

Compre o livro aqui!

O Elefante e a Borboleta, Tico Santa Cruz

 O elefante amava a borboleta. Mas como é que a borboleta poderia retribuir esse amor? O elefante vivia preso em uma jaula e mal conseguia colocar sua tromba para fora dela. A borboleta voava livre pelo zoológico, entre as crianças, e podia ir para onde quisesse. Então por que ela escolheria ficar perto de uma jaula?

No livro, o líder da banda Detonautas Roque Clube, pai de dois filhos, traz uma narrativa singela sobre o que é ser livre. Ao longo das páginas, ilustradas por Carlinhos Muller, o autor mostra tanto para os pequenos quanto para os adultos, que não existem barreiras nem diferenças quando se trata de amor. 

Compre aqui!

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau