10 pinturas eróticas de Teresinha Soares para conhecer!

Teresinha Soares é uma artista plástica brasileira, conhecida principalmente pelo seu pioneirismo com obras de cunho erótico, psicodélico e contestatório produzidas durante os anos 1960 e 1970. Possui obras em pintura, objetos/esculturas e performances. 

No site do Itau, eles destacam que é explorando uma estética pop, com cores puras e fortes, em 1968, Um dos trabalhos da artista é a série Desenhos Espaciais, em que funde o corpo com a máquina, desenhando fios e mangueiras que ligam órgãos, misturados com ampolas, engrenagens e frascos. 

A experiência com o teatro, em 1969, com a adaptação de seu livro infantil Luno e Lunika no País do Futuro, em que produz os figurinos e o cenário, influencia radicalmente seu trabalho. A performance começa a fazer parte de algumas obras e passa a explorar mais o espaço expositivo, ocupando também o chão, como é o caso de Ela Me Deu Bola (Camas), de 1970, em que cria três camas, com recortes móveis de silhuetas femininas, que contêm, em seu verso, pinturas de três famosos jogadores da época: Pelé (1940), Tostão (1947) e Yustrich (1917-1990).

Em seus dois últimos trabalhos, O Circo e a Montanha (1973) e O Altar do Sacrifício (1976), a artista discute questões ambientais. No primeiro, arma a lona de um circo, criando o desenho de uma montanha que dialoga com o relevo de Minas Gerais, que está em constante transformação com a exploração de minério e o crescimento urbano desordenado.

Leia também: Cecília Rosa, a artista que pinta o movimento. Veja 10 obras!

Confira 10 pinturas de Teresinha Soares:

Related posts

10 poetas da Primeira Guerra Mundial que você precisa conhecer

Em “Recontagem”, os defeitos do sistema eleitoral americano são mostrados com ironia

Christian Dunker destrincha o amor em seu novo livro: “A arte de amar: uma anatomia de afetos, emoções e sentimentos”.