Inspirado em famosa obra de Tarsila do Amaral, estudante mineiro ganha prêmio italiano

João Moreira, de 10 anos, ganhou recentemente o prêmio “Inventemos uma Nota”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália em parceria com o Banco da Itália (banco central do país). A proposta consistia em criar uma cédula de dinheiro imaginária com a temática sobre as questões climáticas e os recursos da terra.

Leia também: Inspirada na famosa obra de Vermeer, estudante pernambucana vence concurso internacional de arte

A atividade envolveu várias disciplinas, mas foi na aula de artes que a criatividade despertou. Ao chegar em casa, João pediu para a mãe colocar na tela do computador uma das obras mais famosas do país: o Abaporu, de Tarsila do Amaral. A partir daí, o desenho elaborado pelo menino fez sucesso.

“Eu quis desenhar uma árvore frutífera para homenagear o Brasil, com alguns animais da fauna brasileira, um rio e as plantas. Mico-leão-dourado, tucano, onça, canarinho amarelo, borboletas e papagaio”, disse o estudante em entrevista.

O desenho concorreu com trabalhos de alunos de escolas italianas do território nacional e do exterior. A cédula imaginária do menino também será publicada em livro na Itália. Além disso, o colégio ítalo-brasileiro onde ele estuda, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, receberá recursos para investir em projetos didáticos.

A escola e os colegas ficaram orgulhosos com a conquista da premiação, pois além de levar a cultura brasileira para fora do país, a atividade também reflete sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

“Quando um aluno traz aquele conhecimento, que nem o João trouxe, evidencia, ali, que tem repertório da família, tem repertório da escola, como confortável com os colegas. Mas têm o lado do João também, que acho que vai ser um artista”, destacou a diretora da escola, Márcia Naves.

Confira a matéria completa no Instagram da instituição:

Fonte

Related posts

Quem foi J. Borges, o artista pernambucano que levou a cultura popular brasileira a um patamar internacional?

Quem são os “Barbatuques”: grupo de percussão corporal que transformou a arte educação no Brasil?

5 livros para celebrar a vida e a obra de Frida Kahlo!