“O Jesus Negro”: Livro de pastor Henrique Vieira faz crítica ao Cristianismo colonizador

Em O Jesus negro, obra publicada pela Editora Planeta, o Pastor Henrique Vieira compartilha uma versão crítica do Cristianismo colonizador que capturou a história de Cristo e aponta para o evangelho com o objetivo de mostrar como a experiência de Jesus de Nazaré se aproxima do povo negro no Brasil. O autor é um dos historiadores, pastores e políticos mais respeitados do Brasil, além de ter sido eleito deputado federal.

Divido em 10 capítulos e com capa ilustrada pelo artista Ilustrablack, que representa Jesus como um jovem preto dos dias atuais, o livro rompe com a ideia de um Deus frio e punitivo – muitas vezes associado ao cristianismo – e traz uma nova perspectiva sobre os conceitos de religião e sociedade, questionando o embranquecimento de Cristo, que, por muito tempo, foi aceito apenas por conivência e submissão aos ricos e poderosos.

Leia também: Frei Betto escreve história do “Jesus Militante” que defendeu pobres e oprimidos

Ao destituir o Cristo branco de olhos azuis do posto de único representante possível do Nazareno, as páginas revelam como o Jesus negro pode libertar a todos.

“A Bíblia foi escrita em ambiente semelhante ao dos quilombos, mas vem sendo interpretada na sala da casa-grande. Ela traz uma experiência popular, periférica e negra: conta como Deus se compadece dos oprimidos e os chama para a liberdade. Sua interpretação, contudo, vem sendo feita pela lente daqueles que não só oprimem, mas que se beneficiam das estruturas de opressão como projeto de poder”, o autor afirma.

Sem a pretensão de convencer e nem focar em evidências históricas, o livro tem o intuito de apresentar uma dimensão forte e amorosa de Jesus enquanto discute temas como luta antirracista, desigualdade social e violência policial.
 Compre o livro aqui!

Leia também: Como Jesus morreu? Leia aqui o Evangelho Segundo José Saramago

SOBRE O AUTOR


Pastor Henrique Vieira é teólogo, pastor, ator, pesquisador da arte do palhaço, professor, cientista social, historiador, escritor e deputado federal eleito pelo PSOL/RJ. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé que realiza celebrações no Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre evangelho, direitos humanos e respeito à diversidade e se dedica à luta contra o fundamentalismo religioso no Brasil. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura, e é autor dos livros O amor como revolução e Jesus da gente.

FICHA TÉCNICA

Título: O Jesus negro – O grito antirracista da bíblia

Autor: Pastor Henrique Vieira
ISBN: 978-85-422-2201-2

Páginas: 144 p.

Preço livro físico: R$ 41,90

Editora Planeta
  

SOBRE A EDITORA

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

Related posts

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

“Coração Periférico”, de Diego Rbor: criatividade e poesia contemporânea na periferia