“Outros mil e um dias e noites”: Escritoras árabes contemporâneas ganha curso inédito

Você já leu alguma autora árabe mulher? E algumas escritoras árabes contemporâneas? O curso “Outros mil e um dias e noites”: Escritoras árabes contemporâneas traz um curso inédito com as principais autoras de origens árabes atuais.

O ‘mundo árabe’ é bem mais amplo do que essa designação e permanece, em grande parte, como um mistério para os brasileiros. É comum pensarmos genericamente nas histórias das Mil e Uma Noites, em incríveis exemplos arquitetônicos ou, por outro lado, em tristes conflitos locais de difícil solução. Mas existe também uma literatura contemporânea produzida por escritoras de origem árabe, tratando com originalidade de temas importantes e atualíssimos.

O curso apresenta a literatura de algumas dessas autoras, destacando romances publicados nos últimos anos no Brasil e que valem ser mais conhecidos. São elas Lina Meruane, Fatima Daas, Adania Shibli, Jokha Alharthi e Hoda Barakat, que acolhem em suas narrativas questões sobre sexualidade, imigração e até história dos tecidos, entre outros temas que vão das sutilezas da subjetividade aos embates da vida coletiva.

Veja também: “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt”: Paula Carvalho retrata mulher que experimentou a liberdade

Datas: 14, 16, 21 e 23 de novembro, segundas e quartas

Horário: 19h30 às 21h30

Plataforma Zoom

Atenção: Até 2h antes do início do curso você receberá as informações de acesso por e-mail.

De: R$ 430
Por: R$ 360 5x sem juros no cartão de crédito

Inscrições abertas e inscreva-se aqui!

Sobre a autora Paula Carvalho 

Paula Carvalho é jornalista e historiadora. Doutora em História pela UFF, é editora da Tinta-da-China Brasil e da revista literária Quatro Cinco Um, colaboradora do blog da editora Tabla e autora de Direito à Vagabundagem – As viagens de Isabelle Eberhardt (Fósforo, 2022).

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes