Em frente ao Museu da Imigração, na Mooca, em São Paulo, um mural gigante do artista Eduardo Kobra foi inaugurado recentemente. Denominado de ‘Janelas Abertas para o Mundo‘, o painel de mais de 700 m² apresenta 8 imigrantes e refugiados, de diferentes origens. As pessoas retratadas fazem parte de uma comunidade atendida pela organização humanitária IKMR e foram indicadas para Kobra, que conversou com cada uma delas para conhecer suas histórias. Nas pinturas, elas aparecem em janelas e apresentam características de sua cultura entre as cores vibrantes comumente utilizadas pelo artista. Fazem parte do mural: Noura Bader, da Palestina; Priscília Mbuku Bazonga, da Líbia; Seema Bashar Hameed Aluqla, do Iraque; Andres Samuel Peralta Guedez, da Venezuela; Mafueni Delfina e Mabanza Victor James Henoe, da Angola; Vijay Bavaskar e Deepali Bavaskar, da Índia.
Leia também: Conheça 13 obras do artista Eduardo Kobra que possuem temática relacionada à literatura ou aos livros
Nada mais apropriado que a obra fosse próxima ao Museu da Imigração, pois antigamente no prédio funcionava uma hospedaria que recebia migrantes, muitos deles refugiados, que, por vezes, acompanhavam o movimento da cidade pelas janelas.
“A ação com Kobra tem o propósito de estimular a produção cultural, compreendendo que a arte pode ser uma linguagem universal para problematizar e tornar sensíveis conceitos importantes para o entendimento dos deslocamentos humanos […], o projeto dá continuidade ao trabalho realizado pelo museu, de buscar a aproximação da temática das migrações históricas e contemporâneas, bem como aclarar assuntos relacionados ao refúgio e prover reflexões sobre racismo estrutural e direitos humanos”, ressaltou Alessandra Almeida, diretora executiva do museu.
Confira as imagens:
Instagram do artista: