“Se Não Agora, Quando?”: peça teatral aborda depressão, solidão e suicídio

Assuntos espinhosos, tratados com alguma leveza: em seu primeiro solo, “Se Não Agora, Quando?”, a atriz, dramaturga e roteirista Marcélli Oliveira não abriu mão do humor para abordar temas difíceis e delicados como depressão, falta de perspectiva, solidão e suicídio.   

Em cena, Marcélli interpreta uma mulher decidida a se matar. Da janela do seu apartamento, ela acompanha diariamente a vida dos vizinhos do prédio em frente. Como nada do que planejou para si deu certo, ela se alimenta do que acontece com eles. Depois de um tempo, porém, nem a vida deles lhe interessa mais.

Tudo é igual, vazio e sem graça. Na sacada do seu apartamento, esta mulher solitária está decidida como nunca antes estivera. De repente, uma luz se acende no prédio da frente. E ela tem uma surpresa que desperta sua curiosidade.

Leia também: “Sobre a profissão do ator”, de Bertolt Brecht, edição inédita para conhecer o teatro épico

Se não Agora Quando? reflete sobre os dados alarmantes sobre suicídio

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2019, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e uma pessoa atenta contra a própria vida a cada 3 segundos. No Brasil, os registros contabilizam aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 suicídios por dia. 

“Os números são alarmantes. Precisamos falar sobre suicídio e depressão! Os antidepressivos estão em segundo lugar na fila dos remédios mais consumidos, atrás apenas dos analgésicos. A estimativa da OMS indica que nos próximos anos a depressão será a segunda maior causa de afastamento do trabalho”, diz a atriz, que, em sua pesquisa para o desenvolvimento da peça, além dos dados da OMS, se valeu do livro “Talvez você deve conversar com alguém”, da terapeuta americana Lori Gottlieb.

Com direção de Leonardo Hinckel, o espetáculo ganha uma nova temporada no Teatro Ipanema a partir de 12 de setembro – mês em que se realiza a campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio. As sessões serão às segundas e terças, às 20h, até 27 de setembro.

Leia também: Os 2 últimos poemas de Sylvia Plath, pouco antes de seu trágico suicídio

Sobre a dramaturga:

Marcélli Oliveira é atriz, dramaturga e roteirista. É formada pela Escola de Atores de Porto Alegre e pela Unirio (Rio de Janeiro). Como atriz, trabalhou com os diretores Felipe Martins, César Augusto, Marcelo Valle, Ricardo Kosovski, Daniel Herz, Rodrigo Portella, entre outros.

Como dramaturga, Marcélli escreveu “Casório” (2012), peça em que também atuava, com direção de Alexandre Contini e com Tammy Di Calafiori e Carol Garcia no elenco. Em 2014, escreveu “Às Terças”, espetáculo com Gottsha, Stella Maria Rodriygues e Carina Saccheli. Trabalhou por seis anos como roteirista na Rede Globo, onde escreveu os programas “Zorra” e “Escolinha do Professor Raimundo”. Atualmente é roteirista e redatora final do humorístico “Vai que Cola”. Este ano, vai integrar o elenco da série “Cilada”, de Bruno Mazzeo, na GloboPlay.

Sobre o diretor:

Leonardo Hinckel é diretor e ator, formado na Unirio em Direção Teatral e na Escola Técnica Martins Penna. Como ator, já trabalhou em importantes companhias de teatro como Alfândega 88, dirigida por Moacir Chaves; Armazém Companhia de Teatro, dirigida por Paulo de Moraes e atualmente faz parte da Companhia Ensaio Aberto, dirigida por Luiz Fernando Lobo. Dirigiu as peças “Ralé”, de Máximo Gorki; “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare; e “Peer Gynt”, de Ibsen.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e atuação: Marcélli Oliveira

Direção: Leonardo Hinchel

Direção de Produção: Bruno Paiva

Assistente de Produção: Marilha Gala

Cenário: Marieta Spada

Figurino: Thiago Ribeiro

Luz: Paulo Cézar Medeiros

Montagem e Operação: Thiago Monte

Música Original: Leandro Castilho

Fotógrafa: Livia Kessedjian

Programação Visual: Raquel Alvarenga

Idealização: Marcélli Oliveira


FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e atuação: Marcélli Oliveira
Direção: Leonardo Hinchel
Direção de Produção: Bruno Paiva
Assistente de Produção: Marilha Gala
Cenário: Marieta Spada
Figurino: Thiago Ribeiro
Luz: Paulo Cézar Medeiros
Montagem e Operação: Thiago Monte
Música Original: Leandro Castilho
Fotógrafa: Livia Kessedjian
Programação Visual: Raquel Alvarenga
Idealização: Marcélli Oliveira

SERVIÇO

Espetáculo: “Se Não Agora, Quando?”
Temporada: de 12 a 27 de setembro de 2022
Dias e horários: Segundas e terças, às 20h

Local: Teatro de Ipanema (R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema)

Estação de metrô: Nossa Senhora da Paz
Ingressos: RS 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Vendas pela plataforma Sympla
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Comédia dramática

Instagram do espetáculo: @senaoagoraespetaculo

Sobre o livro “Talvez você deve conversar com alguém”

De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes.

Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.

Compre aqui!

Related posts

“Vestido de Noiva”: peça ganha nova roupagem sob a direção de Helena Ignez com Feminicídio em foco

“Crime e Castigo” de Liliane Rovaris celebra a vida e o luto em novo solo

“Gabriela, Cravo e Canela” ganha vida nos palcos cariocas em novo musical