Snow Crash, que teria inventado o metaverso, foi publicado pela primeira vez em 1992 e é considerado uma das obras mais importantes da ficção científica cyberpunk. O autor, Neal Stephenson, cunhou o termo metaverso, que se tornou foco das discussões sobre o desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos. Na história, entramos em um mundo dominado por corporações e grande parte das pessoas encontra refúgio em um mundo virtual acessado por óculos muito semelhantes aos aparelhos de realidade aumentada que existem hoje.
A referência que Snow Crash se tornou na área muitas vezes ignora grande parte da intenção do autor. O livro tem um tom satírico, fazendo uma crítica ácida à influência das grandes corporações na sociedade. Mark Zuckerberg, que utiliza o termo metaverso para descrever seus planos para o futuro da internet, já reconheceu que o cenário criado presente na obra é bastante negativo. Mas ele rejeita que a tecnologia seguirá o mesmo caminho no mundo real.
Stephenson compreende que muito do que estava por trás de sua obra se perdeu e criticou publicamente a troca de nome da empresa Facebook para Meta e a apropriação do termo criado por ele.
Leia também: ‘Os três estigmas de Palmer Eldritch’, Philip K. Dick ganha reedição pela Editora Aleph
Confira 5 curiosidade sobre o livro:
100 melhores da língua inglesa
Snow Crash foi considerado um dos 100 melhores romances da língua inglesa pela revista Time e é considerado um clássico do cyberpunk.
Leitura obrigatória da Microsoft
+ Segundo o antigo chefe de operações tecnológicas da Microsoft, J Allard, a leitura da obra se tornou obrigatória na empresa.
Inventou o metaverso
O termo metaverso vem ganhando cada vez mais notoriedade após a adoção do nome Meta por Mark Zuckerberg. O autor Neal Stepheson, contudo, já afirmou que não houve nenhuma comunicação entre ele e a empresa quanto ao uso da palavra.
Vai ser adaptado pras telonas
A Paramount adquiriu os direitos para uma adaptação do livro em 2021. O diretor escalado para a produção é Joe Cornish, que assina o roteiro do longa da Marvel Homem-Formiga (2015).
Segunda edição no Brasil
Publicado pela primeira vez no Brasil em 2008, Snow Crash foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa. Retrato assustador de uma sociedade pós-moderna decadente, este livro irônico e ousado combina, a um só tempo, cenários improváveis e totalmente verossímeis.
E aí, agora já vai querer ler o Snow Crash, o livro que inventou o metaverso?
Então, compre o livro aqui:
https://editoraaleph.com.br/produto/snow-crash/