“Movimento LGBTI+”: Livro relata história do movimento do século XIX aos nossos dias

Livro de Renan Quinalha retrata a história do movimento LGBTI+ do século XIX até os nossos dias

Em tempos de autoritarismos e conservadorismos morais, nada como a história para nos ensinar e inspirar nas resistências do presente. Sistematizando anos de estudos e elaborações em torno da temática da diversidade sexual e de gênero, Renan Quinalha compartilha neste livro reflexões teóricas e historiográficas em linguagem acessível, sem renunciar à profundidade das discussões, com o objetivo de atingir um público mais amplo interessado no universo LGBTI+.

Esta obra destina-se tanto a pessoas que desejam investigar a fundo essa temática como àquelas que estão dando seus primeiros passos nos estudos de gênero e sexualidade. Ela é, sobretudo, um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia.

O que estão falando sobre Movimento LGBTI+?

“Sem a pretensão de escrever um manual exaustivo, o autor nos oferece um panorama da constituição moderna do movimento LGBTI+ como movimento político que reivindica direitos, equidade e respeito, a partir de um recorte geográfico ocidental.”
Erika Hilton

“Cada uma das partes que compõem este livro faz com que avancemos numa compreensão de que nossa existência é um ato político e o que fazemos a partir dessa conscientização pode, literalmente, ser a medida de nosso sucesso em um projeto de emancipação, horizontalidade e democracia.”
Rita von Hunty

Leia também: Livro traz registros da repressão da ditadura militar contra LGBTI+ nos anos 1970 e 80

Sobre o autor

Fonte: Divulgação

Doutor em Relações Internacionais e mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela USP, Renan Quinalha é professor de Direito e Coordenador Adjunto do Núcleo Trans da Unifesp. É membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo e da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual e de gênero da OAB-SP. Como Visiting Research Fellow no Watson Institute da Universidade Brown (EUA), pesquisou a violência contra a população LGBT no Brasil.

Autor de livros como Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT (Companhia das Letras, 2021) e Justiça de Transição: contornos do conceito (Outras expressões, 2013), também co-organizou as obras Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade (EdUFSCar, 2015) e História do Movimento LGBT no Brasil (Alameda, 2018). Tem engajamento no ativismo LGBTI+, escreve regularmente para grandes veículos na imprensa e possui larga experiência em palestras e workshops sobre diversidade e inclusão.

Compre o livro aqui!

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes