É possível um parque iluminado por plantas?
Essa inovação já acontece em Roterdã, na Holanda. O Park van Morgen (Parque do Amanhã) é uma faixa verde no distrito de IJsselmonde de Reyeroord e apresenta um caminho iluminado aos seus visitantes. Uma experiência mágica e surpreendente com a energia gerada pelas plantas.
O projeto foi desenvolvido pela Plant-e, o designer Ermi van Oers e a sua equipe (Nova Innova) utilizando tecnologia que combina natureza e iluminação. Além disso, reduz a emissão do efeito estufa enquanto gera luz.
Como funciona?
Com a fotossíntese, as plantas produzem matéria orgânica. O que não é aproveitável para a planta é expelido para o solo pelas raízes. As bactérias do solo quebram esse material liberando elétrons. Os elétrons são capturados e transportados através de um fio e utilizados como eletricidade para as luzes. As plantas produzem eletricidade dia e noite, mas, à medida que escurece, o efeito é potencializado.
“Além de ser uma tecnologia extremamente high-tech, também é muito poética. Porque a energia de repente ganha vida e, assim, aproxima as pessoas e a natureza. Ao caminhar por esta faixa verde no escuro, você sente que a iluminação está viva e se deixa surpreender novamente pelo poder da natureza”, comentou o designer Ermi van Oers.
Essa forma de geração de energia é algo novo e ainda necessita de maiores pesquisas para o desenvolvimento, pois depende de muitos fatores para tornar-se estável, sendo o clima um dos mais importantes.