Mais de 50 textos clássicos são disponibilizados gratuitamente pela Fundação Calouste Gulbenkian

Criada em 1956 pelo filantropo armênio e admirador da criação artística Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação Calouste Gulbenkian, localizada em Lisboa, conta com um museu, que reúne a coleção particular do fundador e uma coleção de arte moderna e contemporânea, uma biblioteca de arte, um instituto de investigação científica e um opulento e encantador jardim, com diversidade de fauna e flora da capital portuguesa. Além de ser um espaço de pesquisa e lazer, também desenvolve programas inovadores e oferece atividades educativas e culturais. Tem como proposta incentivar a aproximação com a arte, a música, a ciência e a educação.

Com o objetivo de tornar os clássicos da cultura mundial e obras significativas da cultura portuguesa acessíveis a todo o público interessado, a Fundação passou a editar e reeditar as obras para o formato digital. Todas são gratuitas e universais, resguardando os direitos do autor.
Neste primeiro momento, 52 títulos do acervo estão disponíveis para download. Mais adiante, a instituição privilegiará também de forma online outros materiais produzidos como ensaios, atas de colóquios, relatórios e textos relacionados aos seus programas e projetos.
Entre os livros da Coleção de Clássicos estão como, por exemplo, República e O Sofista de Platão, Crítica da Razão Pura e Metafísica dos costumes de Immanuel Kant, Acerca do infinito, do universo e dos mundos de Giordano Bruno, A Cidade Virtuosa de Alfarabi, Utopia de Thomas More, A Cidade de Deus de Santo Agostinho, Poética: textos teóricos de Edgar Allan Poe, Introdução à filosofia matemática de Bertrand Russell, entre outros.
Tal ação além de ser um estímulo à leitura e ao entretenimento, também contribui para o ensino universitário e a ampliação do conhecimento. Aproveite a oportunidade para ler ou reler os clássicos.

Para acessar CLIQUE AQUI

Fonte:
Fundação Calouste Gulbenkian

Related posts

“O Cordeiro e os pecados dividindo o pão”: Milena Martins Moura resgata a tradição judaico-cristã pelo viés do prazer da mulher

“O que sei de você”, de Éric Chacour, retrata romance entre dois homens no Egito da década de 1980

“Ave Maria”, romance de Sinan Antoon, explora conflitos geracionais e minorias religiosas no Iraque contemporâneo