Este incrível projeto reúne a “História das Emoções” em três livros

As emoções humanas fundaram, moldaram e mudaram a nossa história. Quantas das maiores transformações que passamos na na nossa sociedade não foram resultado de particularidades e idiossincrasias dos sentimentos humanos daqueles que detinham o poder? Uma série de pesquisadores se debruçou sobre esta pergunta a fim de entender um pouco mais sobre a “história das emoções” humanas através dos tempos. O resultado dessa pesquisa acaba de ser transformada em três incríveis livros.

A Editora Vozes publicou três volumes que reúnem uma coleção da “História das Emoções”. No primeiro volume, que tem o título “Da Antiguidade às Luzes”, o leitor fará um passeio pela história do homem e as conexões que formamos através daquilo que sentimos. No segundo volume, “Das Luzes até o final do século XIX”, a ‘alma sensível’ ganha um lugar de destaque, onde a valorização do efêmero e a busca pela sensação intensa atingem seu ápice. Já no terceiro volume, “Do final do século XIX até hoje”, as relações interpessoais ficam em destaque, tentando compreender como a vida moderna, com as crises econômicas, ansiedade, transformações tecnológicas e globalização dificultaram mais para o homem moderno a compreender aquilo que sente.

Sensacional, não? Para quem quer saber um pouco mais, vamos falar um pouco de cada um dos livros do box:

Histórias das Emoções – 1: Da Antiguidade às Luzes

Neste primeiro livro da coleção ‘História de Emoções’ dirigido por Georges Vigarello com o título “Da Antiguidade às Luzes”, o leitor terá a oportunidade de ver como as emoções acompanham os seres humanos através dos tempos. O leitor fará um passeio pela história do homem e as conexões que formamos através daquilo que sentimos. Cada capítulo passeia por um período histórico e marcante, desde os gregos na Antiguidade, os bárbaros e o Ocidente Medieval na Idade Média, fechando na Idade Moderna.

Histórias das Emoções -2: Das Luzes até o final do século XIX

Neste segundo volume da coleção ‘História das emoções’ dirigido por Alain Corbin continuaremos a entender mais as emoções “Das Luzes até o final do século XIX”. Neste volume a ‘alma sensível’ ganha um lugar de destaque. Foi no final do século XIX, que as pessoas aprenderam a formular suas emoções, e a expressá-las. O leitor poderá desfrutar de um período marcado por grandes mudanças na estrutura da sociedade em que fortes emoções, contraditórias, de amor e guerra coexistiam.

Histórias das Emoções – 3: Do final do século XIX até hoje

No último volume da coleção História das Emoções, dirigido por Jean-Jacques Courtine, o leitor seguirá a jornada do final do século XIX até hoje e entenderá como os sentimentos se formam. Neste volume as relações interpessoais ficam em destaque, tentando compreender como a vida moderna, com as crises econômicas, ansiedade, transformações tecnológicas e globalização dificultaram mais para o homem moderno a compreensão daquilo que sente.

Related posts

O Cochilo de Deus:  Raïssa Lettiére retrata  família em momentos históricos diferentes após “cochilo” de Deus

“O Cordeiro e os pecados dividindo o pão”: Milena Martins Moura resgata a tradição judaico-cristã pelo viés do prazer da mulher

“O que sei de você”, de Éric Chacour, retrata romance entre dois homens no Egito da década de 1980