A divulgação científica e cultural encontra um espaço produtivo na internet. A plataforma não somente facilita o acesso à produção científica das maiores universidades do mundo como também transpõe conteúdos dos mais complexos a uma linguagem clara e acessível para o grande público. Exemplos dessa iniciativa consistem em organizações conhecidas como a TED, que contam com uma internacionalização e uma estrutura já renomadas, mas também com canais menores e nacionais com a mesma premissa.
Uma tendência nesse tipo de produção de conteúdo é a animação: assuntos que vão de História a Neurociência, independente do nível de complexidade, podem ser didatizados num formato de curta-metragem em animação e explicados por um especialista no assunto. É o caso de canais como o TED-Ed e o RSA, além de plataformas brasileiras como Minutos psíquicos.
Parte do conhecimento científico é analisar e reavaliar conceitos. E esses vídeos fizeram isso muito bem, alargando nossa visão sobre ideias cotidianas ou científicas. Confira:
Exatidão vs Precisão (TED-Ed)
Lei vs Teoria científica (TED-Ed)
Peçonhento vs venenoso (TED-Ed)
Arte vs Artesanato (TED-Ed)
Intensidade vs Consistência (RSA)
Matéria escura vs Energia escura (Kurzgesagt)
Condicionamento clássico vs Condicionamento operante de Pavlov (TED-Ed)
Empatia vs Compaixão (RSA)
Pensamento focado vs Pensamento difuso (Sprouts)
Autoestima vs Narcisismo (Minutos psíquicos)