A biblioteca de Houghton, da Universidade de Harvard, nos EUA, conseguiu reunir registros fotográficos da escritora britânica Virginia Woolf (1882-1941), um dos nomes mais expressivos do modernismo literário do século XX.
Os arquivos disponibilizados são registros pessoais que fazem parte de sua coleção de álbuns. Além de retratos de Woolf e de pessoas próximas, no acervo constam fotos de férias, animais de estimação, paisagens, feitas pela própria autora ou outros, e recortes de revistas e jornais, a maior parte entre os anos de 1923 a 1939. Embora nunca tenha gostado de ser fotografada, seu interesse pela atividade despertou muito cedo, ainda na adolescência, sempre de forma amadora e com uma câmera avançada para a época. Essa prática apareceu constantemente na sua escrita tanto em referências às imagens nas trocas de correspondências (incluindo o envio de fotos) quanto em diários. Também contribuiu na sua produção literária e na construção do universo ficcional a partir de imagens como, por exemplo, na obra Orlando (1928), em que a amiga e a sobrinha posaram como personagens.
Os seis álbuns são denominados de Monk’s House, menção à casa de campo no Reino Unido onde morou com o marido Leonardo Woolf. O quarto álbum está digitalizado e pode ser acessado on-line.
Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/02/15/Um-album-de-fotografias-da-escritora-Virginia-Woolf-está-disponível-on-line