10 fotomontagens de Grete Stern que vão confundir sua cabeça

Mário de Andrade, em texto sobre Jorge de Lima, a respeito das fotomontagens, afirmou:

“a fotomontagem parece brincadeira, a princípio. Consiste apenas na gente se munir de um bom número de revistas e livros com fotografias, recortar figuras, e reorganizá-las numa composição nova, que a gente fotografa ou manda fotografar. A princípio as criações nascem bisonhas, mecânicas e mal inventadas. Mas aos poucos o espírito começa a trabalhar com maior facilidade, a imaginação criadora apanha com rapidez, na coleção de fotografias recortadas, os documentos capazes de se coordenar num todo fantástico e sugestivo. (…) em vez de uma pura brincadeira de passatempo, estamos diante de uma verdadeira arte, de um meio novo de expressão!”

A fotomontagem, como experiência artística – muito comum no começo do século XX, tempo em que a montagem no cinema se tornava quase que uma matéria ou ciência avançada – propicia uma das mais instigantes formas de compor imagens a partir do real para confundir, desdobrar e desmontar este real. Sua capacidade quase infinita de combinações, permite que a força das imagens se imponham diante do esvaziamento das experiências da cidade em nossos últimos séculos e, assim, se transformem em formas de resistência.

Grete Stern (1904-1999) foi uma das grandes fotomontadoras do começo do século XX. No entanto, sua arte foi muito mais que isso. O museu Regall chega a falar de sua obra a partir de “um rigor sem concessões e uma enorme variedade nas temáticas em foco. Registros urbanos, especialmente de Buenos Aires, pesquisas antropológicas, como a série dos aborígines do norte argentino, até o diálogo, nos anos 1940, com o grupo de artistas concretos Madí. O leque de sua produção fotográfica revela sintonia com a intelectualidade da época (retratos de Bertolt Brecht, de Jorge Luis Borges e também de Flávio de Carvalho).”

O NotaTerapia separou 10 fotomontagens de Grete Stern que vão confundir sua cabeça. Confira:















Fonte:
http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=236
hhttp://www.iconica.com.br/site/as-fotomontagens-de-jorge-de-lima/


Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar